Confusão com horário faz candidatos perderem 1º dia do Enem 2025 em Manaus
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Confusão com horário deixa candidatos de fora do Enem em Manaus
Rede Amazônica
Alguns candidatos chegaram atrasados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Manaus, neste domingo (9), após confundirem o horário da prova. Muitos disseram ao g1 que se basearam nas informações do cartão de confirmação e não levaram em conta o fuso horário da capital amazonense, onde o exame começa uma hora mais cedo em relação aos estados que seguem o horário de Brasília.
Durante o período em que a reportagem permaneceu no local, pelo menos dez candidatos chegaram atrasados e não conseguiram entrar. Pela frustração de perder a prova, os estudantes preferiram não conceder entrevistas gravadas.
Pouco antes do fechamento dos portões, por volta das 11h50 (horário local), houve correria de candidatos tentando chegar a tempo aos locais de prova. Apesar do movimento intenso, não houve registro de tumulto.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
No Amazonas, os portões abriram às 11h e fecharam ao meio-dia, uma hora antes do restante do país. As provas começaram às 12h30.
Ao todo, 110.842 pessoas estão inscritas no estado, sendo 42.773 estudantes da rede pública estadual, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O primeiro dia do Enem tem questões de linguagens, ciências humanas e redação. O segundo dia de provas será no próximo domingo (16).
Candidatos correm para entrar antes do fechamento dos portões do Enem em Manaus