Homem morre ao levar choque elétrico em cima de telhado de empresa de alimentos no AC
19/12/2025
(Foto: Reprodução) Samu atendeu o homem no local, porém não conseguiu reanimá-lo
Reprodução/Rede Amazônica
O trabalhador Enilson Vieira de Andrade, de 50 anos, morreu eletrocutado nessa quinta-feira (18) enquanto trabalhava em uma estrutura metálica de uma empresa de alimentos que fica no km 12 da BR-364, na Vila Albert Sampaio, em Rio Branco.
Testemunhas relataram à polícia que Enilson fazia a cobertura de uma estrutura metálica com folhas de zinco, quando, ao tentar posicionar uma barra de ferro, acabou tocando na rede de alta tensão. Com a descarga elétrica, ele perdeu a consciência e ficou pendurado na estrutura.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A distribuidora a Energisa, distribuidora de energia que atua no Acre, afirmou que o caso foi um "acidente lamentável", porém, por ter acontecido na parte interna do estabelecimento, não teve a atuação da distribuidora
A concessionária informou que, em casos como esse, pode contribuir com o reforço das orientação de segurança. (Veja abaixo as orientações)
Funcionários da empresa acionaram o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Os bombeiros informaram ao g1 que foram ao local e apenas prestaram apoio no caso.
Parada cardiorrespiratória
Segundo o Samu, a vítima estava caída em uma lage com 6 metros e inconsciente quando a equipe chegou. O trabalhador estava em parada cardiorrespiratória e os médicos tentaram a reanimação cardiopulmonar, porém, sem sucesso.
O corpo foi retirado da estrutura. A área foi isolada por policiais militares do 2º Batalhão para o trabalho da perícia. Após a conclusão dos procedimentos, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Socorro em caso de choque elétrico: bombeiro do Amazonas alerta para os cuidados
Energisa alerta sobre os riscos de trabalhar próximo a rede elétrica
Seguir as orientações de segurança é essencial para evitar acidentes
De pequenos reparos a canteiros de obras, todo trabalho próximo a rede elétrica oferece riscos, seja reforma, pintura ou construção, é fundamental planejar e respeitar a distância da rede elétrica. Intervenções na rede são perigosas e devem ser realizadas exclusivamente por profissionais da Energisa. O descumprimento dessas medidas de segurança pode resultar em choques elétricos e até mesmo em fatalidades.
Por isso, a distribuidora reforça as principais medidas preventivas que devem ser adotadas pelos profissionais do setor de construção, para evitar acidentes com a rede elétrica:
Verifique sempre a distância da rede;
Cuidado com equipamentos longos que podem encostar ou chegar próximos à rede, acidentes assim são comuns e geralmente graves;
Contrate um profissional habilitado, que utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, é essencial para garantir a segurança durante a execução das atividades.
Andaimes, varas, escadas metálicas e o basculamento de caçambas estão entre as principais estruturas que causam acidentes durante obras. A distância mínima entre essas estruturas e a rede elétrica deve ser de, no mínimo, dois metros na horizontal (acima) e três metros na vertical (lateral).
“Os cuidados também precisam ser redobrados ao transportar objetos metálicos longos, como varas e barras, pois não é só encostando nos fios que o choque acontece, a proximidade deles também pode causar acidentes. É preciso estar sempre atento à distância da rede elétrica. Às vezes a instalação de uma antena parabólica, por exemplo, se não fizer com cuidado pode causar um acidente que pode ser fatal”, orienta a coordenadora de Segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes.
Construções de segundo e terceiro pavimentos exigem atenção redobrada, pois ficam mais próximas da rede de média tensão. A orientação é não tocar na rede elétrica nem tentar afastá-la do local da obra. Apenas as equipes da Energisa estão autorizadas e capacitadas para esse tipo de intervenção.
“Só o fato de estar próximo à rede já representa risco de choque elétrico. Por isso, é fundamental sempre conferir a distância segura. A mesma recomendação vale para a instalação de fachadas ou construção de telhados. O manuseio de madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia”, reforça Gabriella.
Orientações de segurança:
Instale antenas em locais seguros. Se os fios caírem perto da rede elétrica, não tente recuperar;
Verifique a instalação elétrica interna com um profissional qualificado;
Evite pintar fachadas com extensores metálicos ou condutores;
Construção de cercas ou alambrados sob a rede sem aterramento adequado;
Nunca suba em transformadores ou estruturas da rede, apenas profissionais da concessionária podem realizar esse tipo de serviço.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento:
Call Center: 0800 647 7196
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br
WhatsApp Gisa: (68) 99233-0341
VÍDEOS: g1