Hospital Santa Catarina fica superlotado após receber pacientes de maternidade esvaziada em Natal
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Maternidade Januário Cicco segue sem receber pacientes
O Hospital Estadual Dr. José Pedro Bezerra, mais conhecido como Santa Catarina, que fica na Zona Norte de Natal, ficou superlotado nos últimos dias ao receber a demanda da Maternidade Escola Januário Cicco, que foi esvaziada por problemas elétricos na estrutura. (Veja vídeo acima).
O problema já dura mais de 10 dias. Segundo a direção da maternidade, o problema foi identificado e começou a ser resolvido. A previsão dada é de que os atendimentos comecem a ser refeitos, de forma gradual, a partir desta quinta-feira (11).
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
Com o problema, gestantes passaram a ser encaminhadas para outros hospitais, principalmente para o Santa Catarina, que é referência estadual em gestações de alto risco.
O hospital começou a receber essa demanda desde o dia 28 de novembro e precisou ter um remanejamento de escalas para lidar com a situação.
"O Santa Catarina hoje vive uma crise não causada por ele, mas ele tem dado a resposta necessária à crise que a Maternidade Escola Januário cicco tem enfrentado em virtude de suas instalações elétricas estarem com problemas importantes", explicou o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta.
"Hoje é o 13º dia que essa crise ocorre. O hospital tem feito um esforço gigantesco em tentar fazer uma gestão de fluxo de pacientes, garantindo com isso que as vagas estejam sempre disponíveis", completou.
Por conta dos problemas, o Hospital Santa Catarina recebeu nesta semana uma vistoria do Conselho Regional de Medicina (Cremern), que identificou problemas como a falta de profissionais da saúde.
"O principal que observei isso foi a falta de recursos humanos da enfermagem, para fazer as equipes por exemplo para o centro cirúrgico, para a sala de parto, etc. Têm procedimentos atrasados pela falta de recursos humanos da enfermagem", explicou a obstetra e conselheira do Cremern Maria do Carmo Lopes de Melo.
Policial baleado foi atendido no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal
Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Problemas na Maternidade Januário Cicco
Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra a Maternidade Januário Cicco, a unidade deve retornar os atendimentos de forma gradual a partir desta quinta.
A direção informou ainda que o problema na rede elétrica foi identificado e começou a ser consertado.
Denúncias recebidas pela Inter TV Cabugi citaram ainda nesta semana, além dos problemas elétricos, que deixaram corredores às escuras e curto-circuitos ocorrendo, o aparecimento de ratos na unidade.
Na unidade, apenas a UTI-Neo seguiu funcionando em todos este período, sendo alimentado por um gerador no prédio.
"Tem chegado aqui vídeos, fotos da maternidade basicamente no escuro, apenas a UTI Neo com iluminação. Então a gente sabe que a falta de iluminação tem ali o risco de acidentes, dos trabalhadores acabarem sofrendo quedas, mas continuam relatos de curto-circuitos", relatou o presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do RN, André Santos.
"A informação também dos próprios trabalhadores é de que no momento que o Corpo de Bombeiros esteve ali para fazer a verificação, houve ali também a questão de ratazanas. Então uma questão de insalubridade, que tem um grande prejuízo para os trabalhadores e para a sociedade em geral. Então não é só o risco de incêndio, de choques elétricos, tem toda essa situação que está ocorrendo", completou.
Problemas no Hospital Maternidade Januário Cicco, em Natal, no Rio Grande do Norte
Cedidas
Vídeos mais assistidos do g1 RN