Mostra de Teatro de Santarém chega à 35ª edição com homenagens e programação gratuita
24/10/2025
(Foto: Reprodução) Toda a programação será gratuita, trazendo espetáculos de forma acessível a população
Divulgação
A 35ª Mostra de Teatro de Santarém começa nesta sexta-feira (24), consolidando-se como um dos mais importantes eventos culturais do oeste do Pará. A abertura, marcada para as 19h na área externa da Casa da Cultura, contará com um Sarau Cênico-Cultural, reunindo artistas em performances, música e poesia abertas ao público.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Com o tema “Arte, Meio Ambiente e Clima” e o lema “Nossa ancestralidade em cena”, a edição deste ano propõe um diálogo entre teatro, sustentabilidade e justiça climática, alinhando-se ao contexto em que o Pará e a Amazônia se preparam para sediar a COP 30, conferência mundial sobre o clima.
Entre os dias 24 de outubro e 1º de novembro, a programação será descentralizada e diversa, com apresentações em escolas, comunidades quilombolas, áreas ribeirinhas e espaços culturais como o Teatro Victória, Casa da Cultura, Escola de Artes Emir Bemerguy e Centro Porão Cultural. O público também poderá participar de oficinas e atividades formativas voltadas à valorização das artes cênicas.
A edição de 2025 presta homenagem ao ator, professor e historiador Alenilson Ribeiro, figura essencial para o desenvolvimento do teatro em Santarém e responsável por formar gerações de artistas ao longo de mais de três décadas de atuação.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O evento é uma realização da Associação Cultural dos Artistas, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós (ATAS), em parceria com o Ponto de Cultura Teatro e Cidadania e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A Mostra foi contemplada na PNAB Santarém Ciclo 1 – Edital Multilinguagens 01/2025, na categoria Artes Cênicas.
Pela primeira vez, toda a programação será gratuita, garantindo acesso do público a todos os espetáculos e atividades da Mostra. Confira a programação completa no link.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região