Polícia investiga denúncias de aliciamento de atletas do Vasco para beneficiar apostadores
23/12/2025
(Foto: Reprodução) A Polícia Civil do Rio abriu um procedimento para investigar denúncias de aliciamento de jogadores de basquete do Vasco em um esquema para beneficiar apostadores.
A informação foi publicada pelo jornal Correio da Manhã e confirmada pelo g1. Um registro de estelionato foi feito no dia 8 de dezembro deste ano pelo presidente do Conselho Deliberativo do clube.
Ele afirmou que jogadores do time estavam sendo aliciados por um homem chamado Paulo Henrique para manipular jogos e beneficiar apostadores.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Em depoimentos reproduzido pelo Correio da Manhã, o técnico da equipe do Vasco e um jogador afirmaram que Paulo Henrique ofereceu R$ 6 mil para que pelo menos dois jogadores fossem aliciados para que eles ajudassem o Vasco a perder para o Botafogo.
Um dos jogadores, segundo o depoimento, declarou que já teria aceitado uma proposta de Paulo Henrique para atuar a favor dos apostadores, quando atuava na equipe do Rio Claro.
O mesmo jogador teria levado o colega de time para um jantar com Paulo Henrique em um restaurante na Taquara, na Zona Sudoeste do Rio.
Jogo Botafogo e Vasco pelo NBB 2025
Wallace Lima/Botafogo
No jogo, realizado no dia 22 de outubro, o Botafogo venceu o Vasco por 85 a 76. Não há, no entanto, confirmação se algum atleta aceitou dinheiro para facilitar a vitória.
A Polícia Civil confirmou ao g1 e à TV Globo que a 17ª DP (São Cristóvão) apura o caso e faz diligências para investigar as denúncias.
O g1 procurou a Federação Internacional de Basquete (FIBA), a Confederação Brasileira de Basketball e o Clube de Regatas Vasco da Gama e aguarda respostas.