UFRJ leiloará 16 mil m2 de prédio corporativo no Centro do Rio
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Edifício Ventura, no centro do Rio de Janeiro.
Reprodução
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) marcou data para leiloar 16,6 mil metros quadrados que tem em um dos prédios comerciais mais luxuosos do Centro do Rio de Janeiro, o conhecido como Edifício Ventura.
O leilão, de 11 unidades comerciais, acontecerá às 14h do dia 7 de novembro, na B3, bolsa de valores em São Paulo. O lance mínimo está previsto em R$251 MI, e será pago na forma de obras para a universidade.
Na Avenida República do Chile, o Ventura Corporate Towers abriga grandes empresas, como a Petrobrás e a multinacional IBM. O prédio também já foi cenário da novela "Vale Tudo" (2025), como sede da empresa da família Roitman.
O empreendimento é composto por duas torres, de 34 andares, com mais de 100 mil metros quadrados de escritórios. Além disso, o complexo tem dois helipontos e 1.500 vagas de estacionamento.
"É um edifício bem apropriado para empresas, super moderno e atrativo. Mas não nos serve, como universidade. O que nós precisamos são salas de aula, laboratórios e restaurantes universitários", explica Fernando Peregrino, Pró-Reitor de Gestão e Governança da universidade.
Fachada de um dos prédios da UFRJ
Artur Moês/SGCOM UFRJ
Ele disse, ao g1, que a instituição tem sido assessorada pela consultoria do Banco Nacional de Gestão e Desenvolvimento (BNDS), que ajudou a pensar o modelo de pagamento.
Segundo ele, no arremate do leilão, o comprador ficará com a posse dos imóveis, mas a transferência de propriedade só acontecerá a medida que as obras forem entregues. Isso porque será de responsabilidade do adquirente contratar as obras previstas como pagamento.
"A gente está muito otimista. Espero que tenha muita gente no leilão! Isso porque se houver disputa a gente pode ganhar mais", disse Peregrino.
A UFRJ recebeu esses imóveis como pagamento pelo terreno no qual o edifício foi construí, que originalmente era da universidade.
Das 11 unidades, atualmente, duas estão sendo usadas, temporariamente, pela Escola de Música, duas encontram-se vazias e as sete restantes estão alugadas.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ
Nicolás Satriano/G1
Com o leilão, a UFRJ pretende custear obras em salas de aula do Edifício Fronteira do Centro de Ciências da Saúde; no prédio do Curso de Danças da Escola de Educação Física e Desportos; nos Institutos de Química e de Matemática; no Edifício Acadêmico do Centro de Ciências jurídicas e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Além disso, serão contemplados o Restaurante Universitário, a Escola de Música do Edifício B e o novo prédio do Restaurante Universitário no campus de Macaé.