Uso da PrEP segue baixo no Amapá enquanto casos de HIV crescem 6%; veja como obter medicamento gratuitamente
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Casos de infecção por HIV no Amapá têm alta de 6% em 2025 e superam total do ano anterior
Mesmo com o aumento do uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no Amapá, o número de pessoas que aderem ao medicamento ainda é considerado baixo. Em outubro, apenas 79 usuários retiraram o remédio nos serviços de saúde. O dado preocupa porque, no mesmo período, os novos casos de HIV cresceram 6%, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
💊 A PrEP é um comprimido tomado diariamente por pessoas que não têm HIV, mas estão em maior risco de exposição ao vírus. O medicamento impede que o vírus se instale no organismo em caso de contato.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Segundo o diretor do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), Leonardo Pereira, o método é altamente eficaz quando usado corretamente.
"Temos observado esse grande aumento de casos de HIV em todo o estado ao longo do ano. A PrEP, quando combinada com a camisinha, pode reduzir drasticamente o índice da doença. Só em São Paulo, por exemplo, os casos de infecção caíram mais de 50% por conta do uso do medicamento", afirma.
A maioria dos usuários do medicamento foi de homens homossexuais. Segundo especialistas, o baixo número de adesões pode estar ligado ao desconhecimento sobre o serviço e ao estigma em torno do HIV.
LEIA TAMBÉM:
Idosos terão isenção de IPTU em Macapá a partir de 2026; veja como solicitar benefício
Veja programações de cantatas e corais de Natal em Macapá
A PrEP é indicada para pessoas com múltiplos parceiros, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e quem tem parceiro vivendo com HIV. Qualquer pessoa em situação de risco pode procurar o serviço, desde que atenda aos critérios médicos.
O medicamento não substitui o uso da camisinha e não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia.
A PrEP está disponível de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Rua Jovino Dinoá, nº 1251, bairro Central, em Macapá.
Aumento de casos
O Amapá registrou aumento de 6,1% nos casos de HIV em comparação com o ano anterior. Em 2024, foram notificados 279 casos da doença. Já entre janeiro e outubro de 2025, o número subiu para 296 registros.
A faixa etária mais atingida é a de jovens adultos, entre 25 e 35 anos, que concentram a maioria das notificações no estado.
Mesmo aumento do uso de PrEP, número de usuários é baixo no Amapá.
Crystofher Andrade/g1
*Estagiário sob supervisão do editor Rafael Aleixo.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: